Logo CBA

Superior Tribunal de Justiça julga Tema Repetitivo nª 1.150, firmando importante precedente em relação às ações que versam sobre desfalques incorreçoes no âmbito do PASEP

Capa de Post do Instagram
Capa de Post do Instagram

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça julgou, em 13/09/2023, os Recursos Especiais nº 1.895.936/TO, 1.895.941/TO e 1.951.931/TO, representativos da controvérsia contida no Tema Repetitivo 1.150/STJ. O escritório Cezar Britto & Advogados Associados representou a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal - ASSEJUS, a Federação Nacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Judiciário Federal e do Ministério Público da União - FENAJUFE e o Sindicato dos Trabalhadores no Combate às Endemias e Saúde Preventiva no Estado do Rio de Janeiro - SINTSAÚDE/RJ.

O tema em questão avaliava a legitimidade passiva do Banco do Brasil para figurar no polo passivo das ações que versam sobre eventual falha na prestação de serviço quanto às contas vinculadas à sistemática do PASEP (saques indevidos, desfalques e aplicação incorreta dos índices de correção monetária ao longo dos anos). Em outro âmbito, o julgamento também avaliou o aspecto prescricional destes processos, especialmente quanto ao seu prazo e ao marco inicial para a sua contagem.

A tese foi firmada no sentido de definir a legitimidade passiva do Banco do Brasil para as causas em voga, confirmando a competência da Justiça Comum para apreciação destes cenários. Outrossim, a Corte Cidadã definiu a incidência da prescrição decenal aos processos que versam sobre a matéria (artigo 205 do Código Civil), possuindo como marco inicial a data de efetiva ciência dos desfalques e incorreções por parte dos servidores e servidoras (aplicação da teoria da actio nata).

Estes pontos deverão ser levados em consideração para todos os processos que tratam sobre os desfalques e incorreções no âmbito do PASEP. Após o julgamento do tema repetitivo por parte do Superior Tribunal de Justiça, os processos atualmente sobrestados deverão resumir sua tramitação normal, o que confere segurança jurídica aos trabalhadores e trabalhadoras que identificaram problemas em suas contas individuais do PASEP quando da realização dos saques concernentes.

#CBANEWS
#PASEP
#TEMA1150

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


ÚLTIMAS ARTIGOS