Webmail
Logo CBA

Cezar Britto e equipe da CBA participam do Ato em Defesa da Democracia na Universidade de Brasília

ASCOM-CBA
11 de Agosto de 2022

O ex-presidente da OAB, Cezar Britto, e a equipe do escritório Cezar Britto & Advogados Associados participaram esta manhã (11) do Ato em Defesa da Democracia e de Eleições Livres na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (FD-UNB). Eles se juntaram a juristas, estudantes e professores da UNB que se revezaram lendo quatro cartas em defesa do Estado Democrático de Direito e do Sistema Eleitoral Brasileiro (uma dos estudantes de direito da UNB, uma da Faculdade de Direito da UNB, uma da Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral e uma da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP).

"Implantado no Brasil em 1996, o sistema de votação eletrônica é reconhecido por sua eficiência e eficácia e, ao longo desse período, tem propiciado regularidade, normalidade e segurança ao processo eleitoral. Convém lembrar que no ano passado, o Congresso Nacional rejeitou a PEC do voto impresso, confirmando, mais uma vez, a confiança nas urnas eletrônicas", diz uma das cartas lidas na manhã de hoje.

Cezar Britto começou sua fala no evento dando “saudações igualitárias para todos, todas e todes os presentes”. “Hoje, em mais um 11 de agosto, estamos aqui na Casa de Darcy Ribeiro e Honestino Guimarães dizendo não, vocês não venceram (se referindo aqueles e aquelas que na ditadura civil/militar usurparam a democracia brasileira). E nós não nos curvaremos, só devemos nos curvar hoje e sempre para o Estado Democrático de Direito”, disse o ex presidente da OAB.

O ato na UNB integra outras manifestações similares que também ocorrem pelo país, como em São Paulo e no Rio de Janeiro. A primeira carta divulgada sobre o tema foi a da Faculdade de Direito da USP. Intitulada "Em Defesa da Democracia e da Justiça”, a carta tem como signatários 107 entidades, entre associações empresariais, universidades, ONGs e centrais sindicais. Até esta quinta, o documento tinha mais de 910 mil assinaturas.

Lançado depois de seguidos ataques do presidente Jair Bolsonaro contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro, a carta da USP conta com o apoio dos presidenciáveis Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe D’Ávila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), Léo Péricles (Unidade Popular) e José Maria Eymael (Democracia Cristã). Também assinaram o documento, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).

Assessoria de Comunicação do escritório Cezar Britto & Advogados Associados

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


ÚLTIMAS ARTIGOS